O Range Rover Evoque foi o primeiro SUV a pensar design fora da caixinha. Com um estilo de mistura perfeita entre requinte e esportividade, era difícil acreditar que os projetistas da Land Rover poderiam fazer algo ainda mais impactante em uma nova geração do utilitário esportivo. Pois eles não só contrariaram tais expectativas, como se superaram com o novíssimo Evoque, modelo que consegue reunir tradição, desejo e evolução.
A nova geração do Evoque não poderia trilhar caminho diferente: além da beleza plena de suas linhas, está mais tecnológica, mais confortável e mais sofisticada. O cartão de visitas, contudo, continua sendo o estilo inconfundível, que se mantém único no segmento de SUVs.
A carroceria tem proporções impressionantes, com contornos arredondados e peças horizontalizadas, que conferem robustez, sem perder sua proposta de esportividade. O estilo meio cupê continua a pontuar o Evoque, que agora tem faróis de LEDs mais afilados e espichados.
A grade frontal com pequenos losangos deitados e intercalados compõem o visual dianteiro com harmonia. Realçado especialmente pelas tomadas e saídas de ar, no para-choque inferior e no capô, com detalhes na cor cobre. O mesmo acabamento se vê entre o para-lamas dianteiro e a porta, logo abaixo do retrovisor, como uma assinatura de “movimento”.
As portas ostentam um toque a mais de elegância: as maçanetas escamoteáveis, que funcionam por sensor e destravam e travam de acordo com a chave presencial - que pode estar no bolso ou na bolsa do motorista. Na traseira, elementos mais retilíneos e escapamento embutido concluem a elegância que faz do Evoque um dos modelos mais desejados da indústria.
O quadro de instrumentos configurável salta aos olhos, enquanto o sistema multimídia é um capítulo à parte. Tanto o Touch Pro como o Touch Pro Duo1 representam o que há de mais avançado em tecnologias integradas. Com operação clara e intuitiva na tela de 10”, conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, permitem uma perfeita interação do motorista com o sistema.
É possível ouvir aplicativos de música como Spotify ou mesmo acompanhar seu podcast predileto sem tirar a atenção da direção.
O teto panorâmico passa a sensação de mais espaço interno. Só que o novo Evoque está, de fato, mais confortável. Com 2 cm a mais no entre-eixos (2,68 m no total), permite aos passageiros do banco traseiro usufruírem de ótimo vão para joelhos e pernas. O porta-malas também cresceu e agora acomoda 591 litros. Graças ao encosto traseiro bipartido, é possível levar mais bagagem: na configuração “com três bancos”, a capacidade salta para 1.066 litros.
O sistema Mild Hybrid (MHEV) contribui para a economia de até 6% de combustível. Ele armazena a energia normalmente desprendida durante desacelerações e frenagens. Ao mesmo tempo, o motor elétrico entra em ação toda a vez que o Evoque está a velocidades abaixo de 17 km/h. A eficiência ainda é garantida pelo coeficiente aerodinâmico do utilitário esportivo, que melhorou 14% e agora é de Cx 0,32, número próximo ao de carros de passeio.
O desempenho também se vale da força disponível do Evoque em baixos giros. O torque máximo de 40,8 kgfm já está ao dispor para encher o motor nas 1.500 rpm. O câmbio automático de nove marchas da ZF garante a performance, com mudanças ágeis e suaves, o que reforça o conforto a bordo. Desta forma, o SUV cumpre 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e é capaz de atingir a velocidade máxima de 242 km/h.
Só que a versatilidade do Evoque se dá até no posto de combustível. Além das opções turbo-diesel com sistema Mild Hybrid, a nova geração do utilitário esportivo cupê estreia a configuração SE R-Dynamic com motor flex turbo. O 2.0 gera 250 cv e 37,2 kgfm de torque máximo, além da possibilidade de o proprietário optar por gasolina ou etanol. A performance do motor flex faz jus à marca: o 0 a 100 km/h é cumprido em 7,3 segundos, com velocidade máxima de 217 km/h.
A versatilidade para vencer qualquer situação vem do Terrain Response 2. Projetado pela Land Rover, o sistema adequa o Evoque a diferentes tipos de piso, que o motorista pode selecionar na própria cabine: Grama/Cascalho/Neve, Lama/Buracos, Areia, ou o modo normal. O equipamento faz uma leitura do modo de condução e atua na tração, nas respostas do motor e transmissão, e no comportamento dos diferenciais para maximizar a dirigibilidade, o conforto e o desempenho off-road.
O Evoque ainda vai além na capacidade off-road e oferece também o All Terrain Progress Control (ATPC). Trata-se de um piloto automático de baixa velocidade que permite manter o utilitário esportivo em cruzeiro em qualquer terreno, mesmo em situações de fora de estrada severas, como lama, cascalho, areia ou neve.
Há aços de ultra resistência nas chapas laterais e de alta resistência na traseira, nas colunas dianteira e central, e em partes do assoalho. Alumínio e magnésio estão presentes nas longarinas e no painel dianteiro do veículo. O resultado é um SUV com 13% a mais de rigidez torcional, comportamento dinâmico exemplar e prazeroso de dirigir.
Saiba maisMas essa estiloso Range Rover vai além: oferece dispositivos avançados, que melhoram a segurança e que mostram que o modelo está à frente do seu tempo. Como a Vista do Chão ClearSight, que deixa o capô "transparente". Com o equipamento, é possível conferir as imagens do que se passa por baixo da tampa do motor e das rodas. Pedras, buracos, objetos na trilha ou na estrada... nada escapa da visão "raios-x" do Evoque.
A visibilidade traseira também é garantida pelo retrovisor interno ClearSight. A tecnologia inovadora fornece uma visão desobstruída da estrada atrás do veículo, independentemente se os passageiros no assento traseiro ou se objetos no porta-malas estão tapando o espelho.
As tecnologias de condução semi-autônoma não poderiam ficar de fora de um SUV com proposta tão moderna. O Evoque pode receber assistente de monitoramento de faixa – que alerta o motorista e atua no esterçamento do volante caso perceba que o SUV está invadindo uma faixa sem que o motorista acione a seta. Tem ainda o dispositivo de estacionamento autônomo e o controle de cruzeiro adaptativo, que acelera e freia o carro automaticamente de acordo com o veículo à frente.
Muitos destes equipamentos já estão presentes desde o início da linha, o que torna o Range Rover Evoque acessível para distintos perfis de público. Desde a versão S, com custo/benefício atraente. A configuração custa R$ 281.600,00 e vem com todo a sofisticação inerente à marca. Só na segurança reúne o monitoramento de faixa e o indicador de fadiga, além de câmera de ré, sensores de estacionamento na frente e atrás, indicador de desgaste das pastilhas de freio e seis airbags.
Para o motorista e ocupantes, o avançado sistema multimídia Touch Pro com tela de 10”, controle de cruzeiro e limitador de velocidade, bancos dianteiros de couro perfurado com regulagens elétricas, chave presencial e botão start para acionamento do motor, ar-condicionado automático dual zone e tampa do porta-malas elétrico. Por fora, o modelo ostenta estilosas rodas de liga-leve com aro de 18” e cinco raios, no estilo Gloss Sparkle Silver e placas das soleiras cromadas com inscrição Range Rover.
Também vem com os faróis de LED com DRL e sensor de farol alto, que baixam o facho quando percebem um veículo vindo na direção oposta. Já os retrovisores externos vêm com luz de aproximação, desembaçador e antiofuscamento, enquanto os bancos dianteiros elétricos permitem 16 ajustes e vêm com memória. Itens que só mostram que o que os olhos dos clientes do Evoque veem, o coração, o corpo e a mente também sentem.
A continuação de nossa filosofia de design. Com sua distintiva silhueta que se assemelha a um coupé, o Range Rover Evoque é um atraente sucessor do veículo que conquistou corações em todo o mundo.
As tecnologias intuitivas e inovadoras do Range Rover Evoque incluem o Touch Pro Duo, Tela Interativa do Motorista, Head-up Display e Sistema de Som Meridian™ opcional.
Com capacidade tanto para a estrada como para terrenos off-road, além da capacidade para todos os climas, esse SUV compacto oferece uma condução confiante e segura, independentemente das condições.
Com nova plataforma e visual ainda sedutor, SUV da marca britânica quer repetir o sucesso da primeira geração.
Citroën C5 Aircross também foi testado e recebeu quatro estrelas na versão de entrada.
Segunda geração do Land Rover Evoque chega ao Brasil no segundo semestre com evoluções que vão muito além do visual.
Conteúdo provido por